Morro do Anhangava

Situado em Quatro Barras, o Anhangava é uma opção bem conhecida até na região, por ser de fácil acesso. Com seus 1430m de altura e 500m de ganho altimétrico e 7Km no seu loop completo iniciando e chegando na placa da entrada, considero uma trilha de nível intermediário.

A trilha está bem batida e larga e fácil de se guiar. No primeiro km ela tem pouco ganho e ondula bastante com trechos planos e corríveis. 2,5Km lhe separam do início ao cume e a brincadeira começa a ficar boa já quase no segundo km, quando a inclinação começa a aumentar, chegando a ter alguns grampos em escotilha na parte mais dura.

Chegando Ao Pico

Praticamente em todo cume de montanha exige uma atenção redobrada, pois os trechos de pedras não dão sinal da direção da trilha que muitas vezes ficam escondidas em vegetação alta. Dali você tem a opção de voltar ou seguir para “os fundos” e voltar pela “asa delta”, como é conhecida. Quando estiver quase saindo do pico, procure ir para os fundo e um pouco para direita numa rocha grande, pois a descida da trilha se encontra bem próxima a ela, com até um grampo solo em um pequeno degrau.

Irá passar pela área de acampamento e continuar descendo por rocha e degraus de contenção, chegando então na parte baixa com a opção de sair pelos fundos ou voltar (a esquerda) para a base, de onde iniciou o ataque. Por pouco mais de 300 metros irá fazer uma leve subida, caindo no início da trilha que começou, podendo assim virar a direita e retornar para o ponto inicial. Poderia continuar escrevendo todos os detalhes da trilha, mas em tempos modernos, seria melhor “ver com os próprios olhos” o percurso completo logo abaixo 🙂

Fica difícil de prever um tempo médio de conclusão, pois pessoas que não estão acostumadas com a corrida e/ou montanhas, podem levar mais de uma hora só para subir com algumas pausas pelo caminho. Então sempre seja precavido e leve água, comida, lanterna e roupas quentes reservas, mesmo se não for inverno e indiferente do horário.

Abaixo, segue o link do percurso salvo na íntegra no Strava, assim pode ver os melhores tempos registrados até hoje de ataque, além da localização e algumas informações, caso lhe interesse.

  • https://www.strava.com/activities/2969828177
  • https://www.google.com/maps/place/Morro+do+Anhangava/@-25.387811,-49.007746,16z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94dc928857eaa5dd:0xbacab7ecc9293a9b!8m2!3d-25.3876834!4d-49.002832!5m1!1e4
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Anhangava

Espero que tenham curtido a primeira de muitas trilhas que pretendo trazer por aqui. Abraços e bons treinos!

52’33” – 12/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *