Travessia Serra do Ibitiraquire

O Recorde!

A travessia da Serra do Ibitiraquire sempre foi um sonho para mim!

Tudo começou 5 anos atrás quando começei meus treinos para a Patagonia Run 100K e comecei a explorar mais essa serra.

Para quem não conhece, na Serra do Ibitiraquire que estão localizados as maiores montanhas do sul do Brasil, como o imponente e de beleza exuberante, Pico Paraná com seus 1877m de altitude.

Foram centenas de treinos conhecendo cada trilha e montanha em separado e fazendo outras travessias menores dentro da serra e até uma tentativa da completa 2 anos antes, abortada no Pico Paraná, para então conseguir a proeza de quem sabe o primeiro a fazer a travessia nessa linha, mas com certeza o mais rápido a comprová-la.

Gpx no Strava

Falando sobre o trajeto agora, comecei no Marco 22, uma trilha com início na estrada da Graciosa 400m pra baixo do Lacerda, indo sentido garganta 235 e usando a “Inter Agudos”, cumeando o Agudos da Marmosa, Agudos da Cuíca, Ciririca, Cedro, Camapuã, Tucum, Itapiroca, Pico Paraná, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria, Ferreiro e então voltar pela picada São Cristóvão até a Fazenda Rio das Pedras e fechar no IAT, totalizando 12 cumes, 43K & D+4851M em de*.. bom, vou deixar para você ver o vídeo e curtir um pouco a paisagem desse lugar mágico e um dos mais bonitos da nossa terra tupiniquim!

Se inscreva no canal caso tenha curtido o conteúdo!

Números: 31 refeições entre maçãs (muitas!), 1 pão com pasta de amendoim, mix de amendoas/uva passas/damasco/amendoim/sal, 2 bananas, 14L de água e usei isotônico em pó intercalando (300g), além de pastilhas de eletrólitos a cada 2 horas e gastei 4400kcal segundo o relógio, pois acredito em pelo menos 8mil!

Por fim, mas não menos importante, criei a travessia no maior site sobre FKT’s (Fastest Known Time) ou mais conhecidos como “Recordes” e validei o tempo por lá.

Fastest Known Time.com – Serra do ibitiraquire – Marco 22 ao IAT + Pico Paraná – 2023-09-01

QUERO ver esse tempo sendo derrubado pois, como podem ver no vídeo, tem MUITA margem para aprimoramento! Enjoy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *